A quadra
- Potlatch
- 23 de mar. de 2019
- 1 min de leitura
Por: Breno Botelho*
A quadra da escola de samba do dendê, comunidade localizada na zona norte do Rio de Janeiro, é um bom lugar para se pensar a democracia e a cidade, em um final de semana tem festa drag e baile funk; no outro tem culto evangélico e missa católica, e assim vão se alternando, não necessariamente nessas ordens, os sábados e domingos.
A quadra, espaço físico quase central da vida cultural da comunidade, ao mesclar os eventos, que de certa forma simbolizam grupos conflitantes no contexto político geral, passa a mensagem de uma certa vivência democrática, exatamente em um território marcado pela estigmatização da ausência dessa democracia, da periferia como o local da intolerância e da violência.

A quadra é ainda o local onde o privado articula essa interação. O mercado ( porque os eventos são pagos ou reservados mediante pagamento para a escola de samba), assume o papel da arena pública, sendo que, nesse caso, a interação é somente simbólica, porque de fato os grupos não se encontram, cada um no seu dia, cada um no seu quadrado. E eu, da liminariedade imposta pelo asfalto que demarca a divisão entre condomínios e favela, aguçando o olhar etnográfico tomando meu café da janela...
*Breno Botelho é mestrando em sociologia pela Universidade Federal Fluminense
Acesse o curriculo do/a autor/a clicando aqui
Comments